Fundação Silvestre Gomes

20 anos estimulando as expressões e criações artísticas-culturais individuais e coletivas.

SIGA-NOS

Theatro José de Alencar recebe culminância do projeto Irradiadores de Cultura

Theatro José de Alencar recebe culminância do projeto Irradiadores de Cultura

Depois de promover ações de arte e cultura nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial)  de Fortaleza por meio do Circuito Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto, por meio do projeto Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto, a Fundação Silvestre Gomes realizará no dia 17 de agosto a partir das 15h, no Theatro José de Alencar, culminância do Circuito.

Em evento fechado respeitando todos os protocolos de segurança sanitária, a culminância apresentará o espetáculo teatral Canta do Lá do Mar às 15h.  Às 16h, o maracatu Nação Fortaleza, em número de batuques e de brincantes reduzido, fará cortejo e apresentação nos jardins no TJA. Às 18h, entra em cena o Bloco Doido É Tu apresentando o show inédito Delírios Sonoros.

Realizado presencialmente desde junho, o projeto Irradiadores da Cultura levou ao público assistido pelos  CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), os circuitos de Contação de Histórias, Rodas de Poesia e apresentações dos espetáculos Canta Lá do Mar, com o Grupo Gesto – Grupo de Experimentação e Socialização em Teatro do Oprimido, e, “Doido é Seu Preconceito”, com o Grupo Delírio Sonoro. Os espetáculos são protagonizados por coletivos surgidos na Fundação Silvestre Gomes, os quais reúnem jovens educadores da Fundação e usuários dos CAPS. Os circuitos contaram ainda com artistas convidados nas rodas de contação de história e rodas de poesia. Oficinas, ensaios e ações terapêuticas ocorrerão na sede da Fundação durante todo o mês.

Por meio destas ações, a Fundação Silvestre Gomes, cria uma rede de oportunidades de criação, expressão e fruição artística ao público e pacientes

Desde 2007, ano da criação do Bloco “Doido é Tu”, a Fundação Silvestre Gomes mantém  parceria com os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de Fortaleza gerando novas experiências no cuidado e promoção de saúde mental tendo a cultura, a arte e o afeto na centralidade de suas ações.

O projeto Circuito Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto foi contemplado com o edital PRÊMIO FOMENTO DE CULTURA E ARTE DO CEARÁ  da Lei Aldir Blanc da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SILVESTRE GOMES Criada em 20 de agosto de 1999 por um grupo de moradores do bairro do Rodolfo Teófilo com o propósito de desenvolver ações educativas, sociais, esportivas e culturais,  tem como missão melhorar a vida em comunidade estimulando as expressões e os processos criativos individuais e coletivos, de modo a promover novas formas de e relações de respeito ao meio ambiente e de solidariedade entre as pessoas. Com trabalho em diversos bairros de Fortaleza em parceria com outras organizações locais, busca fortalecer grupos e movimentos comunitários. Hoje, as principais ações da Fundesg na área de cultura são, teatro, com o grupo Gesto, cultura popular e música com o Bloco Doido é Tu, meio ambiente e artesanato com o grupo Nuances, entre outros.

Serviço

Theatro José de Alencar

Culminância – Circuito Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto

Com Grupo Gesto, Maracatu Nação Fortaleza e Bloco Doido É Tu

Dia 17 de agosto, a partir das 15h

Evento fechado

Fundação Educacional Silvestre Gomes

Rua Frei Marcelino, 1511 – Rodolfo Teófilo

Informações:  (85) 98746 3924

Instagram @fundacaosilvestregomesoficial

Facebook: Fundação Silvestre Gomes

Site: www.fundacaosilvestregomes.ong.br

matéria completa abaixo:

No Comments

Post A Comment