20 anos estimulando as expressões e criações artísticas-culturais individuais e coletivas.
SIGA-NOS
Criação e expressão artístico-culturais A Fundesg oferece oportunidades de criação e expressão artistico-culturias através de oficinas nas mais variadas linguagens para crianças e adultos, disponibilização do seu salão multiuso para ensaios de grupos artísticos da comunidade, acesso da comunidade a computadores com internet e sala de leitura em horários programados, cine-clube para adultos e crianças e realização de eventos culturais em praça pública no decorrer do ano.
Promoção de saúde A fundesg parte de um conceito ampliado de saúde e desenvolve ações culturais e esportivas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, maior consciência: corporal, auto-conhecimento, e promoção de saúde mental. na fundesg a promoção de saúde vem sendo realizada através das seguintes ações: atendimento médico gratuito a comunidade, palestras, oficinas de arte e arte terapia, aulas de dança em Praça Pública, torneios de futasal para mulheres (Projeto Femininas), Bloco “Doido é Tu, com atividade de arte e cultura durante o ano inteiro – oficinas de adereços e fantasias, Grupo de percussão, canto, desfile de Carnaval na Domingos Olimpio, Pré- Carnaval na Comunidade, Grupo de Teatro GESTO – Grupo de Experimentação e Socialização em Teatro do Oprimido, com montagem anual da Peça “Amarga Ceia Por Que Mataram Jesus?”com a inclusão de usuários dos CAPS no elenco.
Economia Criativa e Solidária, a descoberta do potencial criativo dos integrantes do Bloco “Doido é Tu” e as encomendas de brinquedos feitas pelo INEC – Instituto Nordeste Cidadania nos finais de ano para o Projeto Natal Sem Fome de Sonhos, levou a Fundesg a criar o NUANCES – Núcleo de Arte Nordestina Criação e Economia Solidária com o apoio do Governo do Estado através da Casa Civil, e da Cooperativa dos Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza.
Iniciação Musical – Aulas de Percussão para crianças adolescentes e jovens da comunidade e usuários dos CAPS de Fortaleza,
Instrutores ou facilitador/ equipe – 06
Participantes das Oficinas – 45
Publico dos ensaios abertos (estimativa) – 400
Tecendo o Amanhã – Incentivo a Leitura e Criação e Expressão Artistica para crianças 05 a 12 anos. Em 2018 este projeto sem recursos para contratação de professores e sem convênios para estagiários teve um desempenho inferior aos dos outros anos, mantendo apenas a sala de leitura aberta para o acesso espontâneo das pessoas da comunidade.
Instrutores ou facilitador/ equipe – 01
Crianças e Adolescentes que acessaram espontaneamente a Sala de Leitura e eventuais contações de história (estimativa) – 100
Grupo Eloins Fractais – Grupo surgido em 2007 a partir das oficinas da Fundação Silvestre Gomes. Em 2018 apresentou duas performances, e, participou da Montagem da Peça “Amarga Ceia – Por que Mataram Jesus? ”integrando o coletivo – GESTO – Grupo de Experimentação, Socialização em Teatro do Oprimido.
Instrutores/ 03
Elenco das Performances do Dia da Luta Antimanicomial e atores do grupo que integraram o Espetáculo Amarga
Ceia – Porque Mataram Jessus? – 10
Público das presentações (estimativa)– 400
Cia Dhimahi de Teatro – Grupo Criado por uma ex-aluna das oficinas de teatro da Fundação e integrante do Grupo
Eloins Fractais, a qual atualmente atua como atriz, dramaturga e diretora teatral.
Instrutores/ 05
Montagem 02
Elenco dos Espetaculos – 30
Estimativa de Público Espetáculos – 1200
Apresentações de Grupos Artisticos Convidados no Salão multi uso da Fundação
Apresentações: 06
Artistas – 24
Publico (estimativa) – 150
Cine Clube – Irradiadores de Cultura, Tecendo o Amanhã Projeção de filmes semanais para crianças e adolescentes do Rodolfo Teófilo e da Bela Vista (Comunidade dos Sem Terra). O Projeto teve o reconhecimento do Governo do Estado do Ceará sendo contemplado em 2017 com o prêmio do Edital das Artes, e, em 2018 pela SECULTFOR.Este projeto inclui também ações nos CAPS de Fortaleza com o Cine Pipocaps.
Seções de Cine Clube na Sede da Fundação – 30
Seções na Comunidade dos Sem Terra – 15
Público – Seções Mundos Revelados (estimativa) 1350
Eventos Culturais – Em 2018 a Fundação Silvestre Gomes realizou os seguintes eventos culturais: Natal Ideal com a parceria do INEC, Correios e doações da comunidade, Dia da Criança com apoio da SECULTFOR (Bom de Fortaleza para Crianças), Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros.
Seções de Cine Clube na Sede da Fundação – 30
Seções na Comunidade dos Sem Terra – 15
Público – Seções Mundos Revelados (estimativa) 1350
Eventos Culturais – Em 2018 a Fundação Silvestre Gomes realizou os seguintes eventos culturais: Natal Ideal com a parceria do INEC, Correios e doações da comunidade, Dia da Criança com apoio da SECULTFOR (Bom de Fortaleza para Crianças), Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros.
Equipe envolvida na realização dos eventos – 50 (Entre prestadores de serviços e voluntários)
Crianças contempladas com brincadeiras, lanches e presentes no Natal Ideal – 400
Dia das Crianças –
Artistas que fizeram parte da programação – 45
Público composto por crianças e familiares (Estimativa) – 500
Em anos anteriores a Fundação desenvolveu o Projeto “Cidadania Conectada” tendo chegado a desenvolver uma metodologia própria para alfabetização digital para terceira idade e pessoas com transtorno mental, bem como para iniciação e orientação de crianças e adolescentes no uso das Redes Sociais e novas tecnologias.
Sem recursos para pagamento de instrutores ou para renovação dos computadores, o laboratório de informática, numa sala climatizada com 08 computadores, dos quais atualmente apenas 05 estão em funcionamento, tem funcionado recebendo crianças e jovens da comunidade para realização de pesquisas na internet, uso orientado das Rede Sociais e Jogos digitais.
Orientador – 01 (voluntário)
Usuários do laboratório – 20
Atendimento médico gratuito de clinica geral e traumatologia a população, as terças feiras no horário de 17 às 20 horas, com o Dr. João Batista Gomes (Voluntário)
Número de atendimentos semanais – 20
Atendimentos anual – 820
Educação Para a Saúde – A fundesg organiza trimestralmente eventos de orientação para saúde, com palestras sobre escovação, higiene corporal, cuidado com os alimentos etc.
Com Eliza Curado (Enfermeira) Emilly Melo (Psicologa) Eliza Gunther (Assistente Social), todas voluntárias da Fundação.
Esporte e Saúde – Em parceria com as ligas esportivas do bairro: Liga Esportiva do Rodolfo Teófilo e Super Liga, a fundesg tem estimulado a prática esportiva, apoiando as ações da escolinha de futebol da Super Liga e os campeonatos esportivos realizados no bairro. Desenvolveu nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012, o Projeto Iniciação ao Esporte, levando atividades esportivas em 25 bairros de Fortaleza em parceria com a Secretária de Esporte do Município. Mesmo com o fim do Projeto “Iniciação ao Esporte” por falta de recursos, não deixou de desenvolver ações de promoção em saúde com interface no esporte.
Projeto Fé Meninas desenvolvido pela Fundação Silvestre Gomes em parceria com a CASA CIVIL DO ESTADO DO CEARA, em 2018 realizou o seu 3º. Circuito de Torneios de Futsal Feminino, sempre com o objetivo de estimular a pratica esportiva de cunho comunitário, aproximar atletas através de torneios interbairros, aumentar a auto-estima das atletas e a aceitação e solidariedade independente de classe social, gênero ou orientação sexual.
Equipes participantes – 49
Quantidade de Atletas – 600
Público dos Torneios – 1.600
Dança coletiva com orientação de um instrutor formado em educação física e com largo curriculo na aréa da dança. A ação que contou com o patrocinio da Clinica Articular, aconteceu durante todos o ano duas vezes por semana, as terças e quintas feiras, na praça Monsenhor Linhares
O Bloco Doido é Tu, é uma ação cultural com interface na promoção de saúde mental que tem vários desdobramentos: oficinas de figurino e adereços, oficinas de percussão, pré-carnavais, desfile de carnaval na Domingos Olimpio, apresentações com show poetico musical entre outras. Em 2018 estas foram as principais ações do Bloco Doido é Tu:
Oficinas de Adereços
Oficinas para criação e confecção de adereços na Sede da Fundação Silvestre Gomes e nos CAPS de Fortaleza para o Desfile na Domingos Olimpio com o Tema:
Um Poema Para Praia de Iracema,
Oficinas – 14
Instrutores – 7
Participantes – 16
Oficinas de Figurinos
Na Sede da Fundação para confecção dos Figurinos para o Desfile na Domingos Olimpio com o tema um Poema Para Praia de Iracema.
Oficina – 01
Instrutora – 01
Participantes – 05